sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Licitação barrada em SP prevê piso de granito branco em terminal de ônibus

O TCM acabou com uma licitação para a construção de um corredor de ônibus na Zona Leste de São Paulo por considerar uma "solução antieconômica" a estratégia da Prefeitura de São Paulo de utilizar granito branco no piso do Terminal de Ônibus Itaim Paulista.
Esse foi um dos pontos falados por conta do conselheiro do TCM João Antonio para mencionar sobre a suspensão de uma das 2 licitações barradas na última semana pelo órgão. 
Em nota, a Prefeitura afirma ainda que "mesmo não concordando tecnicamente do apontamento executado por conta Tribunal, Siurb vai executar as devidas modificações para outro tipo de piso".
O edital tinha previsto a construção do terminal, de um corredor ligando o Itaim Paulista e São Mateus e também um trecho de corredor de ônibus na Radial Leste.
Outro edital barrado foi o que tem como previsão a construção de um corredor entre as avenidas dos Bandeirantes e Salim Farah Maluf. Considerando as duas licitações, o conselheiro mencionou sobre o sobrepreço de quarenta e sete milhões de reais.
De acordo com profissionais da arquitetura ouvidos através G1, o material é considerado uma opção mais cara de acordo com as outras alternativas. 
Lula Gouveia, do escritório Superlimão, disse ainda que pisos executados por meio de artefatos de concreto e cimento são excelentes para um ambiente de enorme fluxo de indivíduos e permitiriam uma economia de trinta a cinquenta por cento.
"Poderiam ser blocos de cimento produzidos no mesmo ambiente da obra e até mesmo aproveitando um entulho para compor os blocos. 
Não é sempre que tem uma perda estética em relação ao granito. O resultado é excelente se a obra for bem feita", diz. 
Sem contar com o preço, outro benefício seria a facilidade de manutenção, só sendo necessário soltar os blocos e não sendo preciso quebrar o piso.
Corredores de ônibus são uma das principais marcas da gestão de Haddad (Foto:  (Foto: Reprodução/TV Globo)
Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário